Checagem

Desconfia da veracidade de mensagem no WhatsApp? Encaminhe ao Prova Real

Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br

Sem conexão

Recebeu mensagem no WhatsApp e desconfia que é uma mentira? Para saber se realmente é falsa, encaminhe ao Prova Real sugerindo que seja feita a checagem. Para isso, adicione o nosso WhatsApp na sua agenda de contatos: (48) 99188-2253. Se preferir, você também pode enviar por e-mail: provareal@somosnsc.com.br

Nossa equipe irá analisar as mensagens recebidas, verificar o interesse público e quais temas são mais frequentes. As checagens serão publicadas nos jornais da NSC e na página do Prova Real. Além disso, será enviada ao WhatsApp de quem sugeriu a checagem. 

Prova Real

Projeto de fact-checking e debunking da NSC Comunicação, o Prova Real foi lançado em março deste ano com foco em fortalecer a disseminação de informações verdadeiras

Já foram checados boatos como o que informava sobre radar instalado na Avenida Beira-Mar Norte e mensagem falsa sobre surto de gripe, entre outras fake news. Também verificamos declarações como as do presidente Michel Temer, quando ele discursou em evento na Capital em maio, informações da prefeitura e do sindicato dos servidores municipais sobre o projeto Creche e Saúde Já e verificamos os discursos de presidenciáveis no Congresso de Prefeitos na Capital, entre outras declarações. 

Além da publicação nos jornais Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e A Notícia, são feitas inserções na Rádio CBN Diário e quadros na NSC TV – a primeira televisão do país a produzir checagem.

Comprova

Além disso, o Prova Real faz parte do projeto Comprova, aliança de 24 redações do país para monitorar e verificar informações que circulam pelas redes nas eleições deste ano.

Confira todas as publicações do Prova Real

Quiz: teste seus conhecimentos sobre fact-checking

Leia o manual do Prova Real e conheça nossas etiquetas